A Estória do Lote

(uma inovação materna em busca da liberdade cotidiana)

Tenho um filho pequeno que adora brincar. Fala pelos cotovelos, quer me mostrar o mundo. Sim, quero conhecer o mundo, meu filho, mas tem que ser agora? E com tantas bolas espalhadas pelo chão? E vestida de power ranger?

Sim, tem que ser. Criança não tem tempo pra não, ainda mais com três ou quatro anos de idade.barbante_00255

Eu sempre quis ser mãe, mas o silêncio me faltava e aquela pequena voz me fazia sentir como se houvesse um desenho animado dentro da minha cabeça.

Foi então que me surgiu uma idéia genial.

Tomei um rolo de cordão e expliquei para o meu filho:

“Filho, as pessoas grandes passam a vida tentando ter um lote. Ele é um terreno só da gente, um espaço pra construir e brincar do jeito que quisermos.

A mamãe gosta tanto de você que hoje eu vou te dar um lote. Vou passar este fio aqui e vamos fazer o limite do lote. Este lado da casa é meu e este é seu. Você brinca no seu lote e eu brinco no meu.”

“Quando você quiser entrar no meu lote você vem bem pertinho do fio e me chama.”

Armei então um monte de brinquedos e decoramos o lote dele.

O molequinho ficou super feliz com a história do lote e  logo começamos a brincar, ele no lote dele e eu no meu.

Maravilha!

5 minutos, uma visita.

2 minutos, outra visita.

Outro minuto, outra visita.

O que eu não tinha previsto, é que criança não tem uma noção de tempo e outra de espaço, como as pessoas grandes aprendem a fazer (infelizmente). É tudo uma coisa só. No tempo-espaço do meu filho, as coisas foram se encolhendo rapidamente. O lote dele, que na verdade era a maior parte da casa, foi explorado com tanta intensidade que logo ficou pequeno.

Quem quer um lote pra estar só?

Quem quer um lote pra ouvir silêncio?

Quem quer brinquedos sem amigos e uma enorme cozinha sem saber cozinhar?

Durou dez minutos e:

“Mãe, já cansei desse negócio de lote.”

Meu filho cortou o fio e eu… aprendi a buscar outros espaços para os meus silêncios.

Deixe uma Resposta

