Bob Sutton: para aprender a rir do processo de inovação

Bob, ele mesmo.

Bob é o da direita.

Quem trabalha com criatividade e inovação em grandes organizações precisa conhecer o blog do consultor Bob Sutton, professor de gestão de empresas de Stanford e uma das cabeças por trás da grande empresa de design e inovação IDEO.

Ele nos ajuda a dar boas risadas com sua visão do processo de inovação e fala o que muitos evitam dizer sobre, por exemplo, os Sage Gates implementados em grandes multinacionais.  Vale a pena no mínimo para problematizar esses  sistemas.

O processo criativo não se presta a uma organização linear e Bob, no link abaixo você vai encontrar o post “Innovation Process: Fantasy vs. Reality” que traz uma visão pouco ortodoxa oferecida por um amigo que contém as seguintes fases: entusiasmo, confusão, ficar sóbrio, caça aos culpados, punição aos inocentes e honras aos que não participaram. Só quem passou por esse tipo de situação sabe do que ele está falando…

http://bobsutton.typepad.com/my_weblog/innovation/page/3/

O blog do professor tem conteúdo de altíssima qualidade com uma honestidade de tirar o chapéu. Ele aborda assuntos “cabeludos” como por exemplo o que acontece com uma organização que tenta implementar um processo de inovação e métodos de six sigma ao mesmo tempo. Ficará esquizofrênica? Como localizar e compatibilizar as diferenças de método?

Em outro post, outra questão que dá “pano para manga”, será que uma organização que quer inovar já pensou no risco que isso implica? Não no risco financeiro somente, mas no fato de que a grande maioria das idéias vai morrer, seja internamente ou no mercado e alguma frustração é inevitável entre os envolvidos?

O processo de inovação não torna uma empresa divertida. É uma forma de aumentar o repertório de idéias e pode ajudar a formentar a criatividade, mas também é avaliativo e seletivo. É preciso cuidar para que a caricatura de processo que o amigo de Button encontrou na parede de uma fábrica não se torne realidade.

Vamos “cavocar mais” neste site, convidamos você a fazer o mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s