Hackear a educação

é este que você ainda está buscando?

é este que você ainda está buscando?

Tudo bem, o verbo hackear não está no Houaiss, mas já está sendo aplicado às mais diversas situações e negócios. É um modo novo  que coloca a liberdade acima da autoria individual e agora mexe cada vez mais com a área de educação.

O artigo “How web-Savvy Edupunks are Transforming American Higher Education” publicado hoje na Fast Company mostra novas tendências encontradas nessa área. Boa chacoalhada na árvore dos educadores e boa inspiração para inovadores em geral. Entre essas tendências, algumas são inquietantes.

Para o professor David Wiley da Brigham Young University, “as universidades serão irrelevantes em 2020”. Ele faz parte do movimento de conteúdo aberto ou “open content”, que segue a linha do software livre e do creative commons e reune diversos sites que oferecem conteúdo acadêmico online.

Mas não basta disponibilizar recursos de aprendizagem produzidos em lugares como o MIT, por exemplo. Agora a proposta é viabilizar sites onde eles possam ser combinados até formar um curso inteiro. Um passo apenas para a obtenção de uma gradução a um preço inimaginavelmente barato.

Peer2Peer, University of the People, Academic Earth e o pioneiro MIT’s OpenCourseWare são todos recursos que seguem essa tendência. Cada um tem seu foco. O Peer2Peer, por exemplo, promove trocas de experiências e conteúdos entre professores enquanto o Academic Earth é uma coleção de conteúdos disponíveis online em vídeos, textos e afins.

Para ser mais disruptivo ainda, há o  caso da Western Governors University, que baseia seus serviços somente em assessments progressivos de competências, visando uma determinada linha de formação. Seu foco não é formar, mas provar que a competência está presente. Só testar!

Estranho? Faz parte se você foi educado numa sala com a velha lousa verde. Que venham os edupunks!

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s