Campus Party, Redes Socias e Simultaneidade

Artistas criaram e posters para a Campanha de Obama: Empowerement e criatividade nas imagens mostradas por Scott Goodstein.

Tomar uma coca-cola quente com pringles sabor páprica nunca foi um ideal de vida para mim, mas aqui estou eu. É preciso blogar diretametne da Campus Party para não perder o espírito dos acontecimentos. Piercings nunca vistos, pirâmides de latas de energéticos sobre CPUs que usam chapéus, propagandas de 1001 artifícios tecnológicos que podem se perder em meio a tantas pessoas plugadas… em seus próprios artifícios tecnológicos.

Estou num multievento. Talvez em nenhum lugar se possa tanta simultaneidade. Estamos todos gerando conteúdo. Uns blogam, outros programam, outros pesquisam, uns entrevistam. Todos se entrelaçam por aqui onde quem consegue uma tomada e um cabo nas arenas lotadas é Rei.

Algumas idéias interessantes que ouvi por aqui hoje.

O forum sobre Redes Sociais e Corporações foi bastante focado em questões do marketing 2.0 e afins. Os debatedores reiteraram algo que pode parecer óbvio: uma marca é só mais um player na rede, ou seja, vai ter valor na medida em que agregar conteúdo relevante. Na rede você vale pela sua contribuição, não adianta apenas fazer “propaganda” no sentido antigo.

Segundo os debatedores: “nenhum CNPJ vai conseguir manter-se atualizado com a produção de conteúdo de milhares de CPFs. Se a empresa não participa e entra com um ponto de vista ela ficará à margem, mesmo que tenha o melhor site e a melhor estratégia de comunicação.”

Ter clareza de posicionamento também é fundamental. A identidade e o rastro digital nos obrigam a uma certa coerência, como diria @hdhd. Com as marcas não é diferente. A Porto Seguro, por exemplo, deu um depoimento através do representante Antonio Mafra falando disso com grande simplicidade. O foco deles é atendimento através das redes sociais e ponto, eles estão ali para isso. Começaram ouvindo e entendendo o que se falava deles na rede. Humildade, foi a palavra usada e… claro que um atendimento bem feito para um twitteiro reverbera muito mais do que a maioria dos atendimentos. Ninguém é bobinho por aqui.

mega lan house!

Outro ponto interessante: o papel das agências de publicidade. “Não basta ter uma agência trabalhando para estabelecer uma marca nas redes sociais, essa responsabilidade não pode ser delegada.” Todas as pessoas da corporação precisam entender isso. É preciso ter políticas de relacionamento em nome da marca e alinhar todos os colaboradores com missão, visão, valores e posicionamento de marca. Cada funcionário da empresa acaba sendo um representante em um ou outro momento. Se isso passa por uma rede social, melhor que todos estejam falando a mesma lingua.

Redes sociais também geram mais inteligência e manipulação das informações postadas por qualquer marca, então nada de “colocar o release e p

ensar que as pessoas vão ler e ficar com aquilo”.

Mímica chama a atenção para o processo de recrutamentoda TV Cultura na C. Party

Outra colocação muito interessante foi a necessidade de se conversar dentro das instituições sobre o uso das redes sociais. Uma boa justificativa: as pessoas mais conectadas não são as mais experientes da empresa e as mais experientes normalmente não

são tão conectadas, então também se trata de gerar um debate na organização que seja intergeracional e que mobilize não só os nerds conectados, mas as grandes cabeças pensantes que podem estar offline por aí.

Finalmente, dá pra ter uma estratégia em redes sociais sem envolvimento da cúpula da empresa? No way, foi a posição dos debatedores. O comando da PM da Bahia posta pessoalmente os conteúdos no blog da corporação e é ele quem direciona as estratégias para mídias sociais, segundo o representante Danillo Ferreira. Sim! A PM da Bahia já atua na rede! E você?

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