O que é inovação afinal?

Quando olhamos os fatos aos quais somos expostos hoje, esta é uma boa pergunta a se fazer.blue_fractal_art_wallpaper_1_by_axys93

Inovação é um novo perfume?

Um novo perfume ajuda algum de nós?

É uma nova forma?  Um novo carro? Um novo sabor?

Não acredito que seja isso. Neste blog você vai ver muitas idéias sobre inovação e muitas discussões sobre o tema, mas essencialmente alguns pontos fundamentais sobre nossa crença em termos de inovação são:

Processo e produto inovador são indissociáveis. O modo como fazemos o que fazemos é tão fundamental quanto o resultado, porque o processo também é uma produção que colocamos no mundo. A qualidade das relações que estabelecemos em torno das nossas novas propostas para o mundo, sejam elas produtos, ações, processos, serviços ou o que mais houver vão afetar os resultados que obteremos.

Não  é mais possível falar de inovação sem falar de sustentabilidade. Ao pensarmos no futuro, é preciso re-inventar o modo como lidamos com o bem comum.

Ser sustentável é viver em rede. Se você não conhece o conceito, busque a Escola de Redes, é um bom caminho para começar. A rede é a melhor forma de lidar e criar a partir do caos.

A interdependência é um fato. Hoje a inovação não diz respeito à sustentabilidade de um negócio isoladamente. Se pensamos em rede, verificamos que não existe verdadeira inovação em um negócio isolado.

Inovar dói. Exige ousadia a começar pela coragem de apresentar propostas “estranhas” ao meio em que vivemos até chegar à coragem de expor num mercado ou num grupo o que não funciona, o que não é ético, o que não levará a um aumento da potência do coletivo. Se você não conhece o Umair Haque, corra, tem material sobre ele neste blog também.

Inovar é divertido. Se você não se divertiu, pensou, explorou, teve a sensação da descoberta… algo deu errado.

Você não conhece o tigre sem entrar na floresta, por isso é fundamental conectar-se com o tema sobre o qual você quer inovar e fazer isso profundamente. Aprenda com os antropólogos, com a IDEO, com os clowns, com as crianças. Olhar inocentemente a realidade e enxergar o inesperado é fundamental.

Inovar é ser responsável pelo futuro que queremos criar, é viver nossa potência até o limite, criando novas maneiras de viver e produzir.

Então é tempo de aprender enquanto inovamos e inovar através de nossos aprendizados. Este blog é uma caixa onde guardamos nossos aprendizados, reflexões e estudos, muitos estudos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s