“Eu guardo meu conhecimento nos meus amigos!”

incrível pirâmide humana em Barcelona

incrível pirâmide humana em Barcelona

Esta frase, sigerida por Rae Tanner durante a conferência de ontem no learning trends and innovation conference me soou como um dos maiores insights sobre o que a web 2.0 significa para os nossos ambientes de aprendizagem, para a genstão do conhecimento e, em última instância, para nossas vidas.

Um insight pode ser definido como a apreensão intuitive da natureza intrínseca das coisas. Eu acho que a frase de Tanner pode ser definida assim.

Que novo mundo é esse em que podemos dizer isso?

“Eu guardo meus conhecimentos nos meus amigos.” Conforme conheço mais e mais pessoas, mais tenho acesso a portas que elas me abre quando, por exemplo, me oferecem seus links prediletos.

Eu não sei tudo, mas conheço muita gente que sabe muita coisa. Pode parecer uma obviedade 2.0, mas tira um grande peso das nossas costas e faz a vida mais interessante. Idéias podem realmente emergir dessas conexões aparentemente caóticas. Para mim, é a complexidade materializada em seu melhor estado, como reflexão, produção e o que mais vier. Isso pode nos levar a um novo estado, como diria Prigogine.

Então vou partilhar alguns links que recebi de presente ontem.

http://kmedge.org/2008/08/knowledge-management-and-enterprise-wikis.html

http://www.ted.com/index.php/talks/ben_dunlap_talks_about_a_passionate_life.html

http://www.istrategylabs.com/2009-facebook-demographics-and-statistics-report-276-growth-in-35-54-year-old-users/

http://www.wirearchy.com/

Mas há muito mais…

Deidre B sugeriu o termo social learning designer para definer nosso novo papel como profissionais de aprendizagem.

Jay Cross diz que “a simplicidade e a maior das sofisticações” (com o que eu concordo).

Ross Button está desenvolvendo uma solução corporative tipo internet inside e

Mireille Jansma reflete sobre como os métodos de diálogo e as redes sociais podem interagir (eu também).

Espero que o título deste post faça sentido pra você também. As pessoas que você precisa encontrar devem estar por aí em algum lugar.

Obrigada a todos!

1 comments

  1. Bacana e reconhecer que de fato esse “cofre”, que sao os amigos, e bastante amplo e eficiente. Poucas maneiras conheco para melhor reter um conhecimento do que compartilha-lo, e com poucos grupos ha mais prazer em se compartilhar do que com os amigos…
    Obrigado pela reflexao… 😉

Deixe um comentário